Nas reuniões da Câmara Técnica de Conservação dos Recursos Hídricos e Restauração Florestal (CT-REF) são apresentados projetos e trabalhos desenvolvidos no Vale do Paraíba.
No dia 01/07 foi a apresentação do Dr. Nathan Vogh, da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) sobre o LESP – Laboratório de Estudos Sociológicos de Paisagem, que tem como pontos chaves entender as interações entre uso da terra e mudanças climáticas e suas implicações para a governança das bacias hidrográficas e a resiliência das paisagens no Vale do Paraíba e, entender o papel de ações locais para a conservação e restauração da paisagem e micro bacias do Vale, com suas contribuições para a sociedade.
O foco de discussão dos 31 participantes ocorreu sobre a restauração e conservação da resiliência das paisagens multifuncionais para se manter a diversidade e gerenciar a conectividade, sempre com o incentivo do aprendizado social e o conhecimento em planejamento e políticas públicas.
Interagindo com a apresentação da LESP, Marina Balestero, falou sobre o trabalho da CPLA – Coordenadoria de Planejamento da SIMA – Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e disponibilizou dados para as pesquisas a serem desenvolvidas na área de reflorestamento.
Integrando as conversas Tatiana Motta, da ONG Corredores Ecológicos, contou sobre o financiamento do edital NOKDA, da Noruega, conquistado para continuar os trabalhos em desenvolvimento no Vale e a criação de uma rede de atores para desenvolver os projetos em conjunto. A Professora Klécia Massi, da UNESP de São José dos Campos solicitou a apresentação dos projetos desenvolvidos na universidade no próximo encontro.
Renato Lorza, coordenador da CT-REF agradeceu ao grupo que analisou os projetos de reflorestamento do primeiro edital FEHIDRO de 2020, que orientou os potenciais tomadores e enriqueceram os projetos apresentados com seus conhecimentos e sugestões, e que foram muito elogiados pelo alto nível de qualificação pelo membro da Câmara Técnica de Planejamento presente, Antônio Claudio. “ A CT de Restauração está fortalecida com pessoas muito capacitadas, e cada vez mais unidos”, declarou Lorza.