É com pesar que comunicamos o falecimento do Professor Joaquim Rodrigues dos Santos.
É uma imensa perda para nós do Comitê CBH-PS e da gestão dos Recursos Hídricos do Estado de São Paulo.
Professor Joaquim não só ajudou a construir esse Comitê, como foi o mentor da Lei de Recursos Hídricos do Estado. Estamos dando adeus ao nosso grande mestre”, disse Renato T. Veneziani, Presidente do CBH-PS.
Tínhamos programado, dentro dos eventos dos 25 anos do CBH-PS, o lançamento de seu livro com encontro para autógrafos, mas mesmo sem sua presença física, estaremos divulgando sua obra, que é um resumo histórico das ações em prol dos Recursos Hídricos do Estado de São Paulo e, especialmente do Rio Paraíba do Sul.
Na 48ª Reunião Plenária do CBH-PS, em 18 de novembro, o Prof. Joaquim disse: “...queria apenas lembrar nessa passagem que tudo o que fiz nesse Comitê nasceu ou começou quando eu ainda em São Paulo, recém formado, tomei a decisão e recebi a acolhida de vir aqui para o Vale para implantar um projeto de recuperação das águas e o aproveitamento dos recursos hídricos que estavam sendo mal utilizados, mas que seria a grande salvação para as águas do Vale....comecei a escrever o livro em 2012 e pode ser considerado uma obra de minhas memórias...espero que possamos marcar outro encontro no Comitê, tão bonito quanto esse, para passar esse testemunho que conta a história do desenvolvimento do Vale do Paraíba, a necessidade de gerar energia e a gestão das águas do rio Paraíba”.
Adeus ao nosso querido e brilhante Professor Joaquim!