Sexta-feira, dia 28 de agosto de 2020, foi realizada a 168ª reunião da Câmara Técnica de Educação Ambiental, de maneira virtual, com 31 participantes.
O coordenador da CT, Duva L.S. Brunelli, conduziu a reunião atualizando o status das atividades em andamento e a apresentação de dois convidados – João Naves e Luciano Pereira – que expuseram trabalhos em Educação Ambiental.
O primeiro assunto a ser notificado foi o cancelamento do Curso de Gestão e Educação Ambiental de 2020, pois as instituições estão fechadas para conter a disseminação do coronavírus e não estão aptas a receber os alunos do curso para a parte prática. Esta decisão foi alinhada com os organizadores e as instituições.
Sobre o andamento do Livro “Educação Ambiental: Histórias de Sucesso”, cujo lançamento faz parte dos 25 Anos do CBH-PS, Duva comentou que faltam dois capítulos para serem editados por Jane Rodrigues e, posteriormente serem revisados. Acredita que em dois meses, depois da diagramação feita, o livro poderá estar sendo impresso.
A atualização do PEAMS – Plano de Educação Ambiental e Mobilização Social foi apresentado pelos seus executores. Larissa N. Faria, representante do Chão Caipira, tomador do plano, disse que foi solicitado mais um mês para a finalização do plano. Mostrou que foi elaborado o marco institucional do PEAMS, com grande participação dos cidadãos e instituições, e está em andamento o marco operacional, que foi dividido em eixos de prioridades, que são: programa de comunicação; formação de rede; parcerias com instituições de ensino superior; capacitação dos membros do CBH-PS; elaboração de programas de EA no ensino formal; incentivo de programas municipais de EA e, incentivo a programas de EA em espaços educadores.
As diretrizes do PEAMS estão focadas na concepção de EA cidadã (projeto ou ação que ainda deve ser avaliado) com a promoção e autonomia dos grupos envolvidos, estímulo a formação de redes, utilização de multi-mídia, participação da população e a elaboração de PPP democrática, tendo o rio Paraíba como integrador. Foi apresentado também a planilha do Plano de Ação elaborada para compor o PEAMS.
João Naves, convidado da Universidade Federal de Uberlândia, apresentou a situação de sua tese de Doutorado em Educação Ambiental – Construção Coletiva de um PPP para o comitê das bacias hidrográficas do rio Araguari – MG, e conversou com os autores do PEAMS e demais participantes sobre os entraves e soluções para se direcionar a Educação Ambiental dentro da Política Nacional de Recursos Hídricos.
O segundo convidado, Luciano Pereira, Diretor do Instituto Monteiro Lobato, apresentou o trabalho realizado pelo instituto especialmente os voltados para Educação Ambiental, como o projeto dos agentes comunitários da saúde e a história da cultura africana.