Os representantes do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS) aprovaram em reunião plenária no dia 20 a lista de projetos selecionados para receber recursos públicos.
Foram aprovadas 11 propostas, no valor total de R$ 3,4 milhões. A lista dos projetos foi encaminhada para o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), que fará a avaliação final e definirá quais receberão os recursos. A expectativa é de que os projetos contemplados assinem os contratos até o final do ano.
Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), arrecadados por meio da cobrança pelo uso da água e dos repasses de royalties referentes à compensação financeira de áreas alagadas por reservatórios.
O objetivo é financiar projetos que colaborem para a melhoria da qualidade ambiental das águas das bacias do Paraíba.
A seleção das propostas foi feita com base em dois fatores centrais: a adequação ao edital e o alinhamento com as prioridades previstas no Plano de Bacias, documento que abriga o diagnóstico do Paraíba e as metas para os próximos anos.
Educação Ambiental
Também foram aprovados no encontro o relatório de situação 2017, a inclusão do Plano de Educação Ambiental entre os projetos Fehidro, a nomeação de membros para vagas em aberto do Comitê, entre outros projetos.
A reunião aconteceu no Departamento de Ciências Agrárias da Universidade de Taubaté.