O Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS) discute, no próximo dia 9, o repasse de recursos para projetos de melhoria da qualidade ambiental das águas na região.
O secretário executivo do CBH-PS, Fabricio Cesar Gomes, participa do Diálogo Pedagógico Ambiental, realizado em Lorena pelo Movimento Nascentes do Paraíba. Gomes fará uma apresentação sobre os critérios para apresentação de projetos ao CBH-PS e os recursos disponíveis para subsidiar essas iniciativas em 2017 e 2018.
Uma das atribuições do CBH-PS é selecionar projetos para receber recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), arrecadados por meio da cobrança pelo uso da água e pelos royalties referentes à compensação financeira de áreas alagadas por reservatórios.
Em julho, os membros do Comitê aprovaram a destinação de R$ 3,4 milhões para 11 projetos. A liberação dos recursos dependerá da análise final dos agentes técnicos do Fehidro - a expectativa é de que os contratos sejam assinados até o final do ano.
Um novo edital deve ser aberto neste ano e as entidades que têm propostas para o Paraíba poderão pleitear recursos. No evento, o secretário do CBH-PS vai abordar sobre como funciona esse processo e que propostas podem participar.
Para que os projetos possam ser financiados pelo Fehidro é necessário que estejam de acordo com o edital e sejam alinhados com as prioridades do Plano de Bacias, documento que reúne um diagnóstico da situação do rio e define as principais ações que devem ser desenvolvidas para e melhoria da qualidade ambiental das águas.
Serviço
A palestra acontece no dia 9, às 8h30, no Centro Universitário Salesiano (Unisal), localizado na rua Dom Bôsco, 284, Centro, Lorena. Mais informações podem ser obtidas (12) 3159 2013.
.