Comitê das Bacias Hidrográficas do rio Paraíba do Sul

Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualização. Toda observação é bem-vinda.

CBH-PS lança nova marca em celebração aos 30 anos de compromisso com a gestão hídrica

30 anos

Foto: Rogério Marques

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS) está lançando uma nova identidade visual que marca uma fase de modernização e reafirmação de seus 30 anos de atuação. A decisão, aprovada pela diretoria do Comitê, inclui a criação de um novo logotipo e uma marca comemorativa dos 30 anos, representando uma trajetória sólida na preservação e gestão dos recursos hídricos de uma das bacias mais importantes do Brasil.

A reformulação da marca do CBH-PS simboliza a necessidade de evolução visual e institucional de um órgão que está à frente da gestão sustentável de uma bacia hidrográfica com forte relevância no Brasil. A nova identidade foi desenvolvida com o objetivo de tornar o Comitê ainda mais acessível e representativo, tanto para o público técnico quanto para a sociedade em geral.

Com traços mais modernos, o novo logotipo reflete a fluidez das águas e a interdependência entre o homem e o meio ambiente. As cores remetem ao ecossistema aquático e terrestre, simbolizando a preservação das águas e o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade, um dos principais pilares do CBH-PS.

De acordo com a diretoria do Comitê, a nova marca foi desenvolvida para refletir as transformações que a gestão hídrica enfrenta, principalmente diante dos desafios climáticos, sociais e econômicos que impactam tanto o uso da água quanto a proteção dos recursos naturais. O Comitê agora se apresenta de forma mais moderna, mais acessível ao diálogo com a sociedade e ainda mais comprometido com a preservação do futuro.

A Marca dos 30 anos: celebrando três décadas de impacto positivo

Em comemoração ao 30º aniversário, o CBH-PS também lança uma marca especial para essa celebração, destacando sua trajetória de três décadas de trabalho árduo na proteção e recuperação da Bacia Paulista do Rio Paraíba do Sul. Desde sua criação em novembro de 1994, o Comitê tem sido um elo entre a sociedade civil, o poder público e os usuários da água, promovendo a gestão participativa e integrada dos recursos hídricos.

A marca comemorativa dos 30 anos é um tributo a essa história, simbolizando a evolução e a consolidação de um trabalho que visa garantir a qualidade e a quantidade da água para gerações futuras. Em três décadas, o CBH-PS desenvolveu e implementou diversos projetos de recuperação ambiental, além de políticas públicas que buscam conciliar o desenvolvimento econômico regional com a preservação ambiental. São mais de 300 projetos deliberados e mais de R$330 milhões investidos na bacia, impactando diretamente e indiretamente mais de 2 milhões de pessoas.

O futuro do CBH-PS

Com o lançamento de sua nova marca e a celebração dos 30 anos, o CBH-PS também olha para o futuro, reforçando sua missão de proteger e gerenciar os recursos hídricos da bacia de forma sustentável. Em um cenário de mudanças climáticas e crescente demanda por água, o Comitê destaca a necessidade de ações integradas entre diferentes esferas da sociedade.

Com a nova marca, o CBH-PS reafirma seu compromisso de servir como guardião das águas do Paraíba do Sul, uma fonte vital de vida e desenvolvimento para milhões de brasileiros.

O Comitê

O Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS) é o quarto colegiado no estado de São Paulo, criado pela Lei 9.034/94. Ele é composto por 36 representantes (titulares e suplentes) divididos em três segmentos: Estado, Prefeituras Municipais e Sociedade Civil, com 12 representantes para cada um desses grupos. O estado de São Paulo foi subdividido em 22 Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI), e a bacia do Rio Paraíba do Sul faz parte da UGRHI 2, com uma área de drenagem de 14.444 km². No trecho paulista, há três importantes reservatórios: Paraibuna/Paraitinga, Santa Branca e Jaguari, sendo que o de Paraibuna/Paraitinga se destaca pela grande capacidade de armazenamento de água.

O Comitê delibera sobre a gestão das águas no território paulista e é organizado por uma presidência, uma secretaria executiva e seis câmaras técnicas: Assuntos Institucionais (CT-AI), Educação Ambiental e Mobilização Social (CT-EAMS), Estudos de Cobrança da Água (CT-ECA), Planejamento (CT-PL), Saneamento (CT-SAN) e Restauração Florestal (CT-REF).