Comitê das Bacias Hidrográficas do rio Paraíba do Sul

Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualização. Toda observação é bem-vinda.

Visita da Comitiva da ANA à região discute gestão dos recursos hídricos da Bacia Paulista do rio Paraíba do Sul

Foto: Rogério Marques

Na quinta-feira, 12 de setembro de 2024, a comitiva da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) esteve no Parque Tecnológico de São José dos Campos para uma reunião com o vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS), Renato Traballi Veneziani, e a equipe da secretaria executiva do Comitê, composta por Rose, Erick e Camila. Também participaram representantes do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) e da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP). O objetivo da reunião foi discutir a gestão dos recursos hídricos da bacia e os desafios enfrentados pela região.

Durante o encontro, foram apresentadas as ações do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Paraíba do Sul da CEIVAP e foram discutidos os programas coordenados pela AGEVAP, como os projetos Mananciais, Pró-Tratar e Escola de Projetos.

A visita ofereceu uma oportunidade para abordar os desafios impostos pelas mudanças climáticas na gestão dos recursos hídricos da bacia, fundamental para o abastecimento e desenvolvimento sustentável da região.

Participaram da reunião o Diretor Interino da ANA, Nazareno Araújo, o Superintendente de Apoio ao SINGREH e às Agências Infranacionais de Regulação do Saneamento Básico, Humberto Gonçalves, e Cláudia Kattar, Chefe de Gabinete da Diretora-Presidente. O encontro sublinhou a importância de fortalecer a gestão integrada e sustentável dos recursos hídricos diante das crescentes preocupações com as mudanças climáticas.