Comitê das Bacias Hidrográficas do rio Paraíba do Sul

Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualização. Toda observação é bem-vinda.

CBH-PS dá posse aos coordenadores das Câmaras Técnicas para o biênio 2025/2027

Foto: Rogério Marques

Foto: Rogério Marques

Por Ellen Cursino

O Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS) deu posse, no dia 14 de abril de 2025, aos coordenadores das Câmaras Técnicas (CTs) para o biênio 2025/2027. As CTs são espaços fundamentais para o aprofundamento técnico das ações do Comitê, promovendo a participação efetiva da sociedade civil, setor público e iniciativa privada nas decisões relacionadas à gestão hídrica da região.

Conheça os coordenadores:

• CT de Educação Ambiental e Mobilização Social: Giullian Castro, educadora ambiental da Prefeitura de Jacareí, assume a condução das ações de sensibilização e formação da população sobre a importância da água e do meio ambiente.

• CT de Saneamento: Erick Vasques, secretário de Governo de Lagoinha, passa a liderar os debates sobre os desafios e soluções na área de saneamento básico, tema central para a saúde pública e a qualidade dos corpos hídricos.

• CT de Restauração Florestal: À frente da Câmara que discute ações para recuperação ambiental, especialmente de matas ciliares, está Olívia Mendes, arquiteta e urbanista do Sindicato Rural de Cruzeiro.

• CT de Cobrança pelo Uso da Água: Renato Traballi Veneziani, representante do Sindicato Rural de São José dos Campos, coordena o grupo responsável por discutir critérios e instrumentos de cobrança, fundamentais para financiar projetos de melhoria da bacia.

• CT de Assuntos Institucionais: O professor Luiz Eduardo, do Rotary Club de Caçapava, lidera a Câmara que trata da articulação institucional e do fortalecimento das ações do Comitê em diferentes esferas.

CT de Planejamento: Fabio da Silva Laurindo, diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Santa Isabel, conduz as discussões sobre estratégias e diretrizes que orientam o planejamento da gestão hídrica na bacia.

O CBH-PS reafirma seu compromisso com uma gestão participativa, técnica e democrática, que coloca o diálogo como caminho para garantir água em quantidade e qualidade para todos. A nova composição das Câmaras Técnicas promete fortalecer ainda mais essa missão nos próximos dois anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.