Comitê das Bacias Hidrográficas do rio Paraíba do Sul

Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualização. Toda observação é bem-vinda.

Potim inaugura Ecoponto financiado pelo FEHIDRO

Foto: Rogério Marques

No dia 30 de janeiro de 2024, o município de Potim celebrou um marco importante em sua trajetória rumo à sustentabilidade com a inauguração do Ecoponto, também conhecido como UTR (Usina de Triagem e Reciclagem). Este novo espaço, destinado à entrega voluntária de diversos tipos de resíduos, surge como uma medida para enfrentar o problema do descarte inadequado não apenas da cidade, mas de todo o país. O projeto foi deliberado pelo Comitê das Bacias Hidrográficas do rio Paraíba do Sul e financiado pelo FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos, em 2021, no valor de R$ 437.490,53, com contrapartida R$ 13.242,86.

O Ecoponto é um local projetado para receber itens que não são mais utilizados, não se limitando apenas a materiais recicláveis, mas abrangendo uma gama variada de resíduos. O objetivo principal é erradicar o descarte irregular desses materiais em vias públicas, rios e terrenos baldios, que não apenas compromete o meio ambiente, mas também acarreta em problemas de saúde pública e aumenta os custos com a limpeza urbana. Um ponto fundamental é que o Ecoponto contribui para a eficiência do processo de reciclagem e promovendo a economia circular.

É importante ressaltar que há um limite diário para o descarte de materiais, conforme estabelecido pelo PMGIRS (Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos). Estima-se que sejam coletados até 40 kg por dia inicialmente, com a meta de ampliar a coleta seletiva em 80% no primeiro ano de operação.

Quanto aos materiais aceitos, o Ecoponto receberá resíduos da construção civil, volumosos, recicláveis (metais, vidros, papéis, plásticos), eletroeletrônicos, pneus e lâmpadas. Por outro lado, não serão aceitos resíduos domiciliares comuns, lixo eletrônico, pilhas, óleo, material hospitalar ou industrial.

A inauguração do Ecoponto representa um esforço conjunto da comunidade em prol do meio ambiente e da saúde pública. O evento contou com a presença da presidência e da secretaria executiva do CBH-PS, assim como da secretaria executiva do CBH-SM, é testemunho do compromisso das autoridades com essa causa. Além disso, estiveram presentes a diretora de Meio Ambiente, Raquel Diniz, à prefeita de Potim Érica Soler e o prefeito de Aparecida Luiz Carlos de Siqueira.

Além da inauguração do Ecoponto, foi implantado o CTR (Controle de Transporte de Resíduos), visando uma maior eficiência no controle de entrada e saída de resíduos. Serão emitidos CTRs para os resíduos expedidos a partir da UTR, garantindo uma gestão mais transparente e responsável.

As metas estabelecidas incluem não apenas ampliar a coleta seletiva, mas também o armazenamento temporário dos resíduos e o descarte ambientalmente adequado, refletindo o compromisso de Potim com um futuro mais sustentável e consciente.

Uma resposta

1. Parabéns pelonEcoponto.
    Quanto à matéria sinto falta de fotos da instalação como um todo bem comonentrada e saida do lical.

Parabéns pelo projeto implementado com todos os trâmites.