CBH PS lança campanha “Água Segura” para proteção da bacia do Paraíba do Sul e promoção da saúde pública

Foto: Rogério Marques

A campanha conta também com o evento Encontro das Águas Nascentes do Paraíba, que será realizado no dia 23 de março, às 9h, na Câmara Municipal de Paraibuna.

No mês dedicado à sensibilização sobre a importância da água, o Comitê das Bacias Hidrográficas do rio Paraíba do Sul (CBH-PS) lança a campanha “Água Segura”, um esforço conjunto para garantir a qualidade a disponibilidade da água e combater os desafios enfrentados pela região. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do bem hídrico e destacar também a importância dos trabalhos do Comitê em prol dos cuidados com ele. Além disso, o Movimento de Cidadania pela Recuperação e Preservação das Bacias Hidrográficas do rio Paraíba do Sul em parceria com o Comitê realizará o Encontro das Águas Nascentes do Paraíba, no dia 23 de março, às 9h, na Câmara Municipal de Paraibuna.

No contexto da bacia paulista do rio Paraíba do Sul, onde a água desempenha um papel fundamental na vida e na economia das comunidades locais, a campanha adquire uma importância ainda maior. Ao unir esforços com projetos voltados para o saneamento básico e a gestão sustentável dos recursos hídricos, o CBH-PS busca garantir água limpa e segura para todos, contribuindo para o desenvolvimento regional e a qualidade de vida da população que depende do rio Paraíba do Sul e seus afluentes. O Vale do Paraíba atinge aproximadamente 7% da população que não tem acesso a saneamento básico, segundo dados do IBGE em 2022. 93,85% dos moradores da região são conectados à rede de esgoto, 96,45% dos moradores são abastecidos pela rede geral de água, 99,94% dos moradores tem banheiro de uso exclusivo e 99,66% dos moradores têm coleta de lixo.

“A campanha “Água Segura” é um projeto do CBH-PS que visa não apenas conservar os recursos hídricos, mas também promover a saúde pública e mitigar os impactos de desastres naturais. Com foco na prevenção de enchentes, inundações, no saneamento básico e no combate às doenças como a dengue, a iniciativa se torna ainda mais importante em um momento em que a qualidade e a disponibilidade da água são essenciais para a saúde da população. Além disso, a campanha é crucial para que toda a sociedade civil tenha a responsabilidade de cuidar do bem maior que é a água, pois sem ela não há vida. Por isso, nós do Comitê estamos empenhados em deliberar projetos que possam contribuir com a população, garantindo o direito de cada morador ter água tratada para beber e um lugar tranquilo para viver”, Márcia Eliza, secretária executiva do CBH-PS e diretora do DAEE.

Em 2023, o CBH-PS deliberou mais de 30 projetos para o cuidado e proteção da bacia paulista. O investimento foi em torno de R$34 milhões ao todo do FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos. Os projetos aprovados são de saneamento rural, controle de perda de água, sistemas de tratamento de esgoto doméstico, obras de drenagem urbana, restauração florestal, planejamento, diagnósticos, educação ambiental e entre outros. E em 2024, serão ainda deliberados mais R$19 milhões.

O Encontro das Águas Nascentes do Paraíba é realizado e idealizado pelo professor e educador ambiental Lázaro Tadeu, de Areias, que tem como foco a qualidade e quantidade da água da bacia paulista do rio Paraíba do Sul, em especial sua nascente. A programação do encontro contará com a presença de autoridades locais, técnicos ambientais e o Zé do Paraíba, principal ator responsável pela educação ambiental do rio que abastece diretamente e indiretamente mais de 2 milhões de pessoas na região.

Mais informações no site do Comitê https://comiteps.sp.gov.br ou pelo telefone (12) 36320100.

O Comitê das Bacias Hidrográficas do rio Paraíba do Sul (CBH-PS) nasceu em 1994 como o quarto colegiado no Estado de São Paulo, criado pela Lei 9.034/94. Possui 36 representantes (titulares e suplentes) dos três segmentos, sendo 12 representantes para cada segmento, que o compõem: Estado, Prefeituras Municipais e Sociedade Civil. O estado de São Paulo foi dividido em 22 Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI) e a bacia do rio Paraíba do Sul está na UGRHI 2, com uma área de drenagem de 14.444 km², no qual vivem mais de 2 milhões de pessoas que são impactadas diretamente e indiretamente pelos projetos apoiados pelo CBH-PS, evidenciando o impacto positivo na qualidade de vida das comunidades locais e na geração de emprego e renda.

No trecho paulista, existem três reservatórios principais: Paraibuna/Paraitinga, Santa Branca e Jaguari – com uma grande capacidade de armazenamento de água com destaque para Paraibuna/Paraitinga.

O CBH-PS delibera sobre a gestão das águas no território paulista, contando com a presidência, a secretaria executiva e seis câmaras técnicas: Assuntos Institucionais (CT-AI), Educação Ambiental e Mobilização Social (CT-EAMS), Estudos de Cobrança da Água (CT-ECA), Planejamento (CT-PL), Saneamento (CT-SAN) e Restauração Florestal (CT-REF).

Ele atua em Aparecida, Arapeí, Areias, Arujá, Bananal, Caçapava, Cachoeira Paulista, Canas, Cruzeiro, Cunha, Guararema, Guaratinguetá, Igaratá, Jacareí,Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Lorena, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Queluz, Redenção da Serra, Roseira, Santa Branca, Santa Isabel, São José do Barreiro, São José dos Campos, São Luís do Paraitinga, Silveiras, Taubaté, Tremembé.

Arujá, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Salesópolis*.

* Município da UGRHI 06 (Alto Tietê) com trecho na UGRHI 02 (Paraíba do Sul)