Maria Eduarda San Martin: primeira mulher do CBH-PS a assumir uma cadeira na diretoria da ANAMMA

Foto: Rogério Marques

A presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas do rio Paraíba do Sul, Maria Eduarda San Martin, assume a cadeira como diretora do Comitê de Bacias na Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma). A nova diretoria foi formada no final de fevereiro de 2024. É a primeira vez que uma mulher do CBH-PS assume a diretoria na Anamma.

Maria Eduarda também é secretária de Meio Ambiente de Pindamonhangaba e foi convidada pela instituição a compor a sua diretoria, devido ao trabalho realizado na cidade e na região, por meio do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS).

Na história do CBH-PS, a diretoria já teve 4 presidentes mulheres, 4 vice-presidentes mulheres e 3 secretárias executivas. No primeiro biênio do Comitê (1994-1997), uma mulher assumiu, que foi ex-prefeita de São José dos Campos Angela Moraes Guadagnin. Atualmente, o quadro de mulheres na diretoria conta com Maria Eduarda San Martin, primeira mulher secretária de município como presidente, Márcia Eliza, diretora do DAEE, como secretária executiva e duas coordenadoras técnicas: Olívia Mendes (CT Restauração Florestal) e Oscarina Prado (CT Saneamento).

“É com grande honra que aceitei esse convite. Temos trabalhado na região, incentivando os municípios e a sociedade civil a trabalharem e pleitearem projetos do FEHIDRO relacionados ao planejamento urbano, a macrodrenagem, ao saneamento, restauração florestal, educação ambiental e pretendemos levar essas ideias para o Brasil inteiro por meio da Anamma. Quero divulgar as experiências de sucesso do nosso Comitê e também a representatividade feminina na questão da Governança da Água, afirma Maria Eduarda.

Neste ano, será realizado o 25º Encontro Nacional da ANAMMA, no estado do Rio de Janeiro, que vai reunir representantes de órgãos ambientais e prefeituras de todo o país.

Conheça a Anamma – Fundada em Curitiba em 1988, a ANAMMA, vem marcando sua presença no desenvolvimento de ações para o fortalecimento institucional municipal do meio ambiente. Entidade precursora da grande evolução com o início da descentralização nos anos 90 com a criação, nas principais cidades brasileiras, de secretarias municipais de meio ambiente. Hoje, pode-se dizer que a ANAMMA representa a mais ampla força de articulação do poder público municipal nas questões ambientais.

O alagoano Marçal Cavalcanti, secretário de Meio Ambiente de Pilar/Alagoas foi reconduzido por unanimidade Presidente da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente, ANAMMA, após ter a chapa única inscrita e homologada pela Comissão Eleitoral, para os exercícios fiscais do biênio 2025-2027.

Com uma Diretoria bem ampla e diversificada, atende todas as regiões do Brasil, mantendo a visão de fortalecimento da governança local ambiental.