Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Natália Resende, visita CBH-PS e vistoria obras do DAEE em Taubaté

Comunicação DAEE

Foto: Comunicação DAEE

A ação faz parte do Programa Rios Vivos para minimizar as enchentes na região e melhorar a qualidade da água

A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado, Natália Resende, visitou o Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul no dia 27 de fevereiro. Além disso, ela também vistoriou os serviços de desassoreamento e revitalização de um trecho de 2 km do Rio Una, em Taubaté. A ação é realizada pelo DAEE, por meio do Programa Rios Vivos, e visa melhorar as condições de um dos rios mais importantes da cidade. Estiveram presentes no evento o Diretor de Recursos Hídricos do DAEE, Dante Ragazzi Pauli; Márcia Eliza, diretora do DAEE/Bacia Vale do Paraíba e Litoral Norte; Alan Dias, diretor administrativo financeiro do DAEE; Fernanda Helena, engenheira responsável do DAEE pela fiscalização da prestação de serviço junto à empresa contratada para o desassoreamento do Rio Una; Leonardo Nascimento, diretor técnico II da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade da SEMIL, além de outros colaboradores.

Os trabalhos iniciados em novembro de 2023 já removeram 5,1 mil metros cúbicos de materiais de dentro do Rio Una, ao fim dos trabalhos serão 11,6 mil m³, equivalentes a quase 830 caminhões cheios, com investimento de R$ 1 milhão. Isso contribui para aumentar a vazão do rio, especialmente em época de chuvas fortes, além de significar maior disponibilidade de água de qualidade para o abastecimento público. Atualmente o Rio Una é responsável por 30% do abastecimento da cidade, que tem população de cerca de 320 mil habitantes. As ações devem ser concluídas em maio, na altura da Estrada Municipal Professor José Luiz Cembralli, no Jardim Sandra Maria, na altura do ponto de captação da Sabesp.

Segundo a SEMIL, Taubaté ganhará ainda neste semestre um outro ponto de atuação do Programa Rios Vivos. O DAEE fará a melhoria num trecho de 890 metros do Rio Itaim, que é afluente do Rio Una, dessa vez abaixo da zona de captação de água. Para o Rio Itaim, a expectativa de retirada ao final dos trabalhos é de 5,8 mil m³ de resíduos, o equivalente a mais de 400 caminhões basculantes de sedimentos (14 m³ cada), com investimento de R$ 678,6 mil.

O Rios Vivos está inserido no Plano Estadual de Meio Ambiente, do Governo do Estado. O programa melhora as condições dos rios e incentiva a instalação de novos empreendimentos e polos industriais, fortalecendo a economia e os índices socioeconômicos das cidades. Mais limpos e com as margens recuperadas, os rios também passam a ser um ponto de convivência, estimulando o lazer e a atividade física em seu entorno.

A estimativa de investimento para este ciclo do Programa Rios Vivos é de R$ 172 milhões para atender a aproximadamente 240 cursos d’água, como rios, córregos e ribeirões, em 130 municípios nos próximos 12 meses. Lançado em 2022, o programa já atuou no ciclo passado em 140 cursos d’água, beneficiando 97 municípios paulistas. Para receber os benefícios, os municípios precisam aderir ao programa.

Na bacia paulista do rio Paraíba do Sul, outras cidades foram beneficiadas com os serviços de revitalização de cursos d´água do Rios Vivos, como Lagoinha (Rio Botucatu), Cruzeiro (Córrego Barrinha e seu afluente), São Luiz do Paraitinga (Rio Paraitinga) e Caraguatatuba (Rio Juqueriquerê).